Quem Somos

A Associação de Reabilitação Coração Valente (ARCV) é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), terapêuticos para a população desprovida de condições sócio econômicas que precisam de tratamento. Para Isso, conta com patrocinadores e apoiadores para o desenvolvimento do trabalho.

ARCV

Reabilitação e desenvolvimento de Pessoas

“Por meio de ação conjunta entre práticas terapêuticas eficientes, conduta ética e paixão pelo que fazemos, criamos condições que contribuem para a inclusão, reabilitação e transformação social de crianças e adolescentes com necessidades especiais menos favorecidas socioeconomicamente.”

Equoterapia

 Equoterapia é definida como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e social de pessoas com necessidades especiais (ANDE-Brasil). É reconhecida como método terapêutico pelo conselho Federal de Medicina (1997) e CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) – 2008. Os primeiros relatos sobre os efeitos terapêuticos do cavalo foram descritos antes de Cristo por Hipócrates (458-370 a.C.), que indicava a seus pacientes andar à cavalo para regeneração da saúde.

Várias obras e trabalhos foram desenvolvidos associando o cavalo ao ser humano em parceria nas conquistas históricas e também voltadas aos benefícios terapêuticos. Estudos mais aprofundados sobre o tema tiveram maior aprofundamento no 2º pós guerra mundial, onde se observou e comprovou que os soldados que andavam à cavalo se recuperavam mais rápido no pós trauma físico e psicológico do que aqueles que não realizavam a montaria. A equoterapia chegou no Brasil em 1972 e hoje é praticada em vários países.O motivo principal da utilização do cavalo na habilitação ou reabilitação motora, provém de seu movimento ao passo, característico por ser ritmado, repetitivo e simétrico. Esse movimento “tridimensional” (para cima e para baixo, para frente e para trás e para um lado e para o outro) provoca um deslocamento da pelve do praticante (paciente), semelhante ao que uma pessoa realiza ao andar, propiciando a conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem ou re-aprendizagem da marcha. Além da habilitação ou reabilitação motora, a interação cavalo e praticante permite trabalhar aspectos como afetividade, auto-confiança, socialização e dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, o cavalo propicia desenvolver atividades motoras, psicomotoras, cognitivas e afetivas e, assim, obter uma eficaz reintegração do praticante à sociedade.

Reabilitação e desenvolvimento de Pessoas

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Nosso projeto contempla 1 ODS:

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Missão

Possibilitar o desenvolvimento de capacidades e potencialidades de uma maneira eficiente e agradável na reabilitação, no apoio psicológico e na inclusão social de crianças e adolescentes neuro atípicos, com deficiência e/ou com demandas emocionais por meio da Equoterapia.

Visão

Ser referência como organização que desenvolve práticas eficazes que contribuem para inclusão, reabilitação e transformação social.

 

Valores

Com conduta ética e embasamento científico focamos a qualidade de nosso trabalho, baseados no respeito ao ser humano, numa visão otimista e individualizada sobre o desenvolvimento de potencialidades.

 

Associação de Reabilitação Coração Valente

Nossos Digirentes

Patrícia Pintol Ollita

Conselheira Fiscal / Coordenadora de Comunicação e Eventos

Psicóloga CRP 06/118985 - Formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG - Ibiúna SP

Alan Augusto Marino

Conselheiro Fiscal e coordenador de saúde mental

Psicólogo - 2004 - CRP 06/81953. Especialista em aprendizagem e pós-graduado em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina do ABC, extensão em equoterapia pela ANDE-Brasil e UMC e formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – (2018).

Ana Luisa de Lara Uzun

Presidente fundadora e coordenadora geral

Fisioterapeuta - 1995 - CREFITO3/20.482-F. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – ANDE-BRASIL (2000)..

Fábio de Cássio Teixeira Martins

Vice-presidente

Administrador de empresas - 2005 - CRA-SP 113291. coordenador administrativo e de equitação da Equoterapia Coração Valente. Instrutor de Equitação para Equoterapia credenciado pela ANDE-Brasil. Cursos Básico de Equoterapia (ANDE), formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – ANDE-BRASIL (2003) e diversos cursos de Horsemanship e linguagem natural dos cavalos.