Quem somos
A Associação de Reabilitação Coração Valente (ARCV) é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), terapêuticos para a população desprovida de condições sócio econômicas que precisam de tratamento. Para Isso, conta com patrocinadores e apoiadores para o desenvolvimento do trabalho.
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Selo rede Integrada
O Selo “Eu faço parte da Rede Integrada” criado pelo Instituto da Criança para reconhecer e valorizar as organizações e movimentos sociais que fazem parte da nossa Rede em todo Brasil. Ele simboliza a parceria e o compromisso dessas organizações com o impacto social positivo por meio do trabalho em rede.
Um pouco sobre o IC: Inspirando a solidariedade para transformar vidas e agindo com qualidade e transparência, é reconhecido pelas suas ações. Em sua trajetória receberam certificações e aclamações sobre a sua atuação.
Ocupam a 2ª posição no ranking “melhores ONGs do Brasil” e a 62ª do mundo pelo ranking mundial “Top 200 NGOs 2024”, do thedotgood, mídia independente sediada em Genebra, Suíça.
Status consultivo especial no Conselho Econômico e Social – ECOSOC das Nações Unidas desde 2014.
Contribuem para os ODS alinhados com a Agenda 2030 da ONU. São certificados como Selo A, pelo Selo Doar, na forma do atestado independente de adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência, que revela a aptidão para gerir investimentos e doações.
Receberam o Prêmio #DestaqueAdemi2022 em Gestão Social.
ARCV
Reabilitação e desenvolvimento de Pessoas
“Por meio de ação conjunta entre práticas terapêuticas eficientes, conduta ética e paixão pelo que fazemos, criamos condições que contribuem para a inclusão, reabilitação e transformação social de crianças e adolescentes com necessidades especiais menos favorecidas socioeconomicamente.”
Várias obras e trabalhos foram desenvolvidos associando o cavalo ao ser humano em parceria nas conquistas históricas e também voltadas aos benefícios terapêuticos. Estudos mais aprofundados sobre o tema tiveram maior aprofundamento no 2º pós guerra mundial, onde se observou e comprovou que os soldados que andavam à cavalo se recuperavam mais rápido no pós trauma físico e psicológico do que aqueles que não realizavam a montaria. A equoterapia chegou no Brasil em 1972 e hoje é praticada em vários países. O motivo principal da utilização do cavalo na habilitação ou reabilitação motora, provém de seu movimento ao passo, característico por ser ritmado, repetitivo e simétrico. Esse movimento “tridimensional” (para cima e para baixo, para frente e para trás e para um lado e para o outro) provoca um deslocamento da pelve do praticante (paciente), semelhante ao que uma pessoa realiza ao andar, propiciando a conscientização corporal do portador de deficiência e estimulando a aprendizagem ou re-aprendizagem da marcha. Além da habilitação ou reabilitação motora, a interação cavalo e praticante permite trabalhar aspectos como afetividade, auto-confiança, socialização e dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, o cavalo propicia desenvolver atividades motoras, psicomotoras, cognitivas e afetivas e, assim, obter uma eficaz reintegração do praticante à sociedade.
Reabilitação e desenvolvimento de Pessoas
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Nosso projeto contempla 1 ODS:
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Missão
Possibilitar o desenvolvimento de capacidades e potencialidades de uma maneira eficiente e agradável na reabilitação, no apoio psicológico e na inclusão social de crianças e adolescentes neuro atípicos, com deficiência e/ou com demandas emocionais por meio da Equoterapia.
Visão
Ser referência como organização que desenvolve práticas eficazes que contribuem para inclusão, reabilitação e transformação social.
Valores
Com conduta ética e embasamento científico focamos a qualidade de nosso trabalho, baseados no respeito ao ser humano, numa visão otimista e individualizada sobre o desenvolvimento de potencialidades.
Associação de Reabilitação Coração Valente
Nossos Digirentes
Patrícia Pintol Ollita
Conselheira Fiscal / Coordenadora de Comunicação e Eventos
Psicóloga CRP 06/118985 - Formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG - Ibiúna SP
Patrícia Pintol Ollita
Conselheira Fiscal / Coordenadora de Comunicação e Eventos
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Alan Augusto Marino
Conselheiro Fiscal e coordenador de saúde mental
Psicólogo - 2004 - CRP 06/81953. Especialista em aprendizagem e pós-graduado em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina do ABC, extensão em equoterapia pela ANDE-Brasil e UMC e formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – (2018).
Alan Augusto Marino
Conselheiro Fiscal e coordenador de saúde mental
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Ana Luisa de Lara Uzun
Presidente fundadora e coordenadora geral
Fisioterapeuta - 1995 - CREFITO3/20.482-F. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – ANDE-BRASIL (2000)..
Ana Luisa de Lara Uzun
Presidente fundadora e coordenadora geral
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Fábio de Cássio Teixeira Martins
Vice-presidente
Administrador de empresas - 2005 - CRA-SP 113291. coordenador administrativo e de equitação da Equoterapia Coração Valente. Instrutor de Equitação para Equoterapia credenciado pela ANDE-Brasil. Cursos Básico de Equoterapia (ANDE), formação em Equoterapia pela Fundação Rancho GG – Ibiúna-SP – ANDE-BRASIL (2003) e diversos cursos de Horsemanship e linguagem natural dos cavalos.