A Equoterapia, oficializada em 1989 pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), é definida como um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.Trabalho de Conclusão de Curso I como exigência parcial para a graduação no curso de Psicologia, sob orientação do Prof. Dr. Mauro Lantzman. Por Giovana Todescan Simoncello.

Mediante o exposto, esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado por meio de entrevista semi-estruturada, com o objetivo de observar de qual maneira a prática da Equoterapia influencia na qualidade de vida do praticante. Se utiliza do estudo de caso como metodologia, cujo entrevistado foi o responsável por dois praticantes do projeto “Inclusão de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA (Transtorno do espectro autista) pela equoterapia”, elaborado pela Associação de Reabilitação Coração Valente (ARCV).

As entrevistas foram gravadas para o melhor registro das informações coletadas e a análise foi realizada de modo a comparar os resultados obtidos na entrevista com os conceitos apresentados nos capítulos aqui detalhados. O olhar foi voltado à qualidade de vida do praticante, onde foram observados aspectos do contexto atual e anterior ao projeto da ARCV, suas necessidades específicas diárias e de qual maneira elas vêm afetando sua esfera familiar, social e comunicativa, assim como com a finalidade de cumprir os objetivos específicos da pesquisa, sendo eles:

  • Identificar quais as necessidades diárias do praticante escolhido;
  • Verificar o efeito da equoterapia sobre essas necessidades conforme o decorrer das sessões;
  • Verificar os efeitos psicológicos e físicos no praticante como a capacidade de foco e sociabilização assim como melhora no tônus muscular e mobilidade;
  • Observar a permanência dos efeitos obtidos no dia a dia do indivíduo.

Acesse o Estudo completo abaixo:

https://arcv.org.br/wp-content/uploads/2023/03/TCCequoterapiaFINAL.pdf

Compartilhe:

Direcione seu Imposto de Renda para nosso Projeto