A ARCV – Associação de Reabilitação Coração Valente é uma instituição filantrópica qualificada como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) localizada em Santo André, no ABC Paulista, que desde 2003 desenvolve atendimentos gratuitos nas áreas da reabilitação física, mental e social, tendo como recurso a Equoterapia.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo.

O método se apresenta de maneira extremante eficaz, sendo utilizado e reconhecido mundialmente, e no Brasil é reconhecido pelo Ministério da Saúde através do Conselho Federal de Medicina (CFM – 06/04/1997), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO – 27/03/2008), e da Lei Nacional da Equoterapia, nº13.830 de 2019.  Pioneira na região, a Coração Valente está instalada em uma área alugada, mas com ótima localização e fácil acesso para quem vem com transporte público ou particular, e conta com uma equipe de 6 cavalos selecionados e treinados e 20 profissionais altamente qualificados e apaixonados pelo que fazem.

Os atendimentos são viabilizados por meio de projetos de lei de incentivo, patrocínios diretos, eventos beneficentes e pessoas que queiram fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes desprovidos de condições socioeconômicas por meio da Equoterapia.

Equoterapia Coração Valente“Atualmente a Equoterapia Coração Valente realiza cerca de 1.100 atendimentos gratuitos por ano, mesmo estando em um local alugado, e com certeza se conseguíssemos adquirir a sede própria, esse número dobraria”

Mas porque o cavalo pode ajudar tanto o ser humano?

Companheiro inseparável do homem, presente nas batalhas, em grandes conquistas, no trabalho, no esporte, no lazer, e também na habilitação, reabilitação e desenvolvimento de pessoas, essa parceria transforma vidas! Mas qual a função do cavalo no processo terapêutico?

Motivos físicos:

            Ao passo, o cavalo realiza um balanço tridimensional, ou seja, frente e trás, um lado e outro e para cima e para baixo – movimento que se assemelha ao passo humano. Esses estímulos são transmitidos repetidamente para o Sistema Nervoso Central, desencadeando respostas positivas como ganho de equilíbrio corporal, adequação do tônus muscular e estimulação do desenvolvimento motor para se chegar à marcha e/ou maior independência funcional.

Motivos psicológicos:

            A familiaridade com o cavalo, desperta no praticante de Equoterapia uma relação de amizade e afeto pelo animal, onde aliados irão trilhar um caminho para novas conquistas. O contato com o cavalo desperta o encontro consigo mesmo, podendo-se trabalhar os aspectos cognitivos, psicomotores e emocionais proporcionando ao praticante a possibilidade de conduzir as rédeas da própria vida!

Nosso grande sonho –Ter uma sede própria para que este legado não tenha fim!

Em 2023 a Equoterapia Coração Valente completa 20 anos de existência, e nesta caminhada pudemos ver crianças começando a sustentar a cabeça e o tronco, passando a sentar com autonomia, deixando a mãe tranquila ao colocá-la no chão;

Crianças começando a andar com independência, deixando os pais mais apreensivos, porém cheios de alegria;

  • Adolescentes que fazem uso de cadeira de rodas mais independentes em suas casas e no meio social, com a autoestima resgatada;
  • Muitos casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) se socializando, começando a falar e a se comunicar com o mundo de forma funcional;
  • Muito equilíbrio!!! Físico, pois o cavalo é a melhor opção para este estímulo, mas também psicoafetivo. Quantos depoimentos fantásticos…

Enfim, grandes e pequenas conquistas que trazem esperança e luz para muitas famílias!

O ano de 2023 vai ser de muita comemoração e também de muito trabalho, pois realizaremos diversas ações e campanhas em busca da aquisição de nossa sede própria, o que nos daria a segurança e a certeza da continuidade desse legado, sem qualquer ameaça da especulação imobiliária que ronda nossa região.

Compartilhe:

Direcione seu Imposto de Renda para nosso Projeto